Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

A importância de manter níveis de testosterona saudáveis

Dieta e exercícios cumprem um papel vital na produção ótima de hormônios andrógenos como a testosterona.

FitCouple

Segue o estudo completo:

Testosterone and mortality. Muraleedharan V, Jones TH. Clin. Endocrinol. (Oxf). 2014;81(4):477-487.

Estudos observacionais demonstram que os homens com testosterona endógena baixa ou um pouco baixa tem um risco aumentado de mortalidade em comparação com aqueles com níveis mais altos e que a doença cardiovascular é responsável pela maior proporção de mortes naqueles com baixa testosterona. Este editorial resume um artigo de revisão que abordou a seguinte questão:

A deficiência de testosterona está diretamente envolvida na patogênese dessas condições ou é meramente um biomarcador das doenças e da gravidade dos processos das doenças subjacentes?

 Pontos Principais:

 

  • A deficiência de testosterona é um fator de risco independente para o desenvolvimento futuro da obesidade, a síndrome metabólica e diabetes tipo 2, que são os principais fatores de risco para a doença cardiovascular, que é a principal causa de morte em todo o mundo.
  • A deficiência de testosterona é um indicador da saúde geral deficiente e da gravidade dos processos de doenças subjacentes.
  • Dados experimentais sugerem que a deficiência de testosterona pode estar diretamente envolvida na patogênese da aterogênese e desenvolvimento da doença cardiovascular.
  • Homens com deficiência de testosterona têm até 2 vezes mais risco de mortalidade devido a doença cardiovascular.
  • Sobrevivência e longevidade são os objetivos finais das intervenções na medicina. Dois estudos notáveis ​​mostram que a terapia com testosterona aumenta a longevidade em homens hipogonadais em 2 vezes.

 O que é conhecido

 

Foi estabelecido previamente que a baixa testosterona é um fator de risco independente para o desenvolvimento futuro da obesidade, da síndrome metabólica e da diabetes tipo 2. Essas condições médicas são todos os principais fatores de risco para a doença cardiovascular, que é a principal causa de morte mundial. A doença cardiovascular, por si só, causa mais vidas a cada ano do que qualquer outra causa importante de morte.

A deficiência de testosterona está associada a fatores de risco cardiovasculares notáveis, incluindo resistência à insulina, obesidade abdominal, dislipidemia, disfunção endotelial, hipertensão e inflamação. Cobrimos isso em mais detalhes em um editorial anterior “Testosterona e Risco Cardiovascular em Homens”.

Neste sentido, um número crescente de estudos de intervenção confirma que a terapia de testosterona beneficia múltiplos fatores de risco; Reduz significativamente o peso corporal e a circunferência da cintura, a glicemia de jejum, HbA1c7,8, a relação colesterol total/ HDL, triglicerídeos. Um estudo controlado com placebo mostrou que os homens tratados com testosterona após 12 meses tinham melhorado significativamente a resistência à insulina (HOMA-IR), proteína C-reativa (CRP, marcador inflamatório) e, principalmente, espessura da camada média da artéria carótida (relacionado a aterosclerose), em comparação com o placebo.

O que esta resenha adiciona

 

A revisão feita por Muraleedharan e Jones procurou sintetizar a evidência disponível a fim lançar a luz na pergunta mais importante:

  • A deficiência de testosterona está diretamente envolvida na patogênese dessas condições ou é apenas um biomarcador da saúde geral deficiente e da gravidade do processo da doença subjacente?

É bem documentado que a deficiência de testosterona é um reflexo de saúde geral ruim. Os níveis mais baixos de testosterona nos homens estão associados a uma má qualidade de vida, mudanças de humor (incluindo falta de motivação, dificuldades de concentração e depressão), fadiga, disfunção sexual, diminuição da libido/ atividade sexual, perda de massa muscular e força física, Deficiência do sistema imune, resistência à insulina, obesidade (geral e abdominal), síndrome metabólica, diabetes, aterosclerose, doença vascular, eventos cardiovasculares e mortalidade.

Estudos mecanicistas indicam que a deficiência de testosterona pode estar diretamente envolvida na patogênese de doenças metabólicas e, possivelmente, acelerar o desenvolvimento e/ ou a progressão da aterosclerose. Alguns estudos de intervenção apoiam uma possível causalidade da testosterona e da aterogênese. A medição por ultra-som da espessura da camada média da artéria carótida, uma medida da presença de aterosclerose, prevê fortemente futuros eventos clínicos cardiovasculares.

Um pequeno estudo descobriu que a terapia de testosterona por 12 meses resultou em uma maior redução na espessura da camada média da artéria carótida em homens tratados com testosterona do que placebo. Os valores foram semelhantes na linha de base nos grupos de tratamento com testosterona e placebo, enquanto após 12 meses, foi detectado uma redução significativa da espessura da camada média da artéria carótida nos homens tratados com testosterona que foi mantida após 24 meses de tratamento.

O aumento induzido pelo tratamento nos níveis de testosterona foi correlacionado com a magnitude da redução neste marcador de saúde. A maioria dos estudos transversais também mostram associações significativas entre a deficiência de testosterona e a gravidade dos danos nas artérias, e em homens mais velhos (acima de 70 anos), níveis baixos de testosterona livre predizem a progressão do aumento da espessura da camada média da artéria carótida ao longo de 4 anos de seguimento, independentemente dos fatores de risco cardiovascular.

Como mencionado acima, um número crescente de estudos mostram que a deficiência de testosterona tem um efeito adverso sobre os principais fatores de risco cardiovascular. Isto, juntamente com o aumento da espessura das artérias visto em homens hipogonadais e sua diminuição após a terapia de testosterona, provavelmente contribuirá para a mortalidade prematura.

Estudos observacionais em populações de homens saudáveis ​​e doentes também demonstram que aqueles com testosterona endógena baixa ou um pouco baixa estão com um risco aumentado de mortalidade em comparação com aqueles com níveis mais altos de testosterona. Por exemplo, vários estudos prospectivos demonstraram uma taxa de 24% a 96% (duase 2 vezes) maior de risco de mortalidade em homens de meia-idade aparentemente saudáveis ​​e homens mais velhos que têm baixos níveis de testosterona no início do estudo.

É notável que as doenças cardiovasculares respondem pela maior parte das mortes em homens com baixos níveis de testosterona. Tudo isso sugere que a deficiência de testosterona pode estar diretamente envolvida na patogênese de doenças crônicas, ao contrário de ser simplesmente um espectador.

• A terapia de reposição de testosterona retarda a progressão da doença e, em última instância, melhora o prognóstico clínico, a sobrevivência e a longevidade?

A sobrevivência e a longevidade são os objetivos finais das intervenções na medicina. Até recentemente foram publicados dois estudos que examinaram o efeito da terapia de reposição de testosterona em homens com hipogonadismo na sobrevivência e longevidade. Shores et al. Analisaram retrospectivamente 1031 veteranos do sexo masculino com mais de 40 anos de idade que tinham ido na clínicas e descobriram que tinham baixa testosterona ≤ 8,7 nmol / L (250 ng / dL)  Compararam as taxas de sobrevivência em homens que receberam terapia com testosterona com aqueles que não tinham. Descobriram que a terapia com testosterona reduziu significativamente a mortalidade ao longo de um período médio de seguimento de 40,5 meses nestes indivíduos.

A mortalidade em homens tratados com testosterona foi de 10,3% em comparação com 20,7% em homens não tratados. Após ajuste multivariável, incluindo idade, índice de massa corporal (IMC), nível de testosterona, morbidade médica, diabetes e doença coronariana, o tratamento com testosterona foi associado a um risco de morte 39% menor (HR = 0,61). Além disso, este estudo não mostrou diferença nas taxas de mortalidade por câncer de próstata entre grupos tratados com testosterona e não tratados com testosterona.

Muraleedharan et ai. concluiu que baixos níveis de testosterona prevêem um aumento na mortalidade por todas as causas durante o longo prazo de acompanhamento e que a terapia de reposição de testosterona pode melhorar a sobrevida em homens hipogonadais com diabetes tipo 2. Estes dois estudos notáveis ​​em diferentes populações mostram resultados semelhantes de terapia de testosterona na melhoria da sobrevivência de homens hipogonadais. Embora ambos os estudos sejam retrospectivos e, portanto, sofram as limitações dos estudos retrospectivos, o fato é que uma melhora de mais de duas vezes nas chances de sobrevivência em ambos os estudos é muito significativa.

Resumo

 

Um crescente corpo de evidências mostra que a deficiência de testosterona tem efeitos adversos sobre vários fatores de risco cardiovasculares salientes e está associada a um aumento da severidade da aterosclerose (medida pela artéria carótida).

As observações de que homens com níveis mais elevados de testosterona endógena apresentam menor mortalidade e que a diminuição da testosterona aumenta o risco de morte cardiovascular, juntamente com resultados que mostram uma redução na aterosclerose com terapia de reposição de testosterona, sugerem que a deficiência de testosterona ao longo do tempo tem um efeito adverso no processo aterosclerótico.

Estas observações, juntamente com a melhoria dos múltiplos fatores de risco cardiovascular estabelecidos (incluindo a artéria carótida) pela terapia com testosterona, sugerem que níveis realmente saudáveis de testosterona podem ajudar a prevenir o desenvolvimento e/ ou a progressão da aterosclerose e da doença cardiovascular.

banner livro

Leia também…

  • Dieta low-carb e a cura da diabetesDieta low-carb e a cura da diabetes
  • Carne vermelha causa doença cardiovascular?Carne vermelha causa doença cardiovascular?
  • Barriga de trigo e a resistência à insulinaBarriga de trigo e a resistência à insulina
  • Dieta cetogênica ou cirurgia bariátrica?Dieta cetogênica ou cirurgia bariátrica?

O post A importância de manter níveis de testosterona saudáveis apareceu primeiro em Primal Brasil.

Primal Brasil

A importância de manter níveis de testosterona saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo