Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Álcool acelera o envelhecimento cerebral

Por: Dr. Mercola

RESUMO

Os exames do cérebro de pessoas entre 45,2 e 80,7 anos revelaram que cada grama adicional de consumo de álcool por dia estava associado a 0,02 anos ou 7,5 dias de aumento da idade relativa do cérebro.

  • Beber diariamente, ou quase diariamente, faz parte do problema, pois o estudo não encontrou uma diferença significativa na idade relativa do cérebro entre aqueles que bebiam com pouca frequência ou que se abstinham de beber.
  • O consumo regular e extenso de álcool é um prejuízo conhecido para a saúde do cérebro, que pode causar perda neuronal e uma redução do volume cerebral
  • Aumentos sem precedentes no uso de álcool, consumo de alto risco e transtorno de uso de álcool (alcoolismo) ocorreram nas últimas décadas, levantando preocupações sobre as implicações para a saúde do cérebro.

 

Até 2050, estima-se que 80 milhões de americanos terão 65 anos ou mais, 1 tornando a saúde do cérebro de suma importância. Sabe-se que fatores do estilo de vida protegem ou prejudicam o cérebro e isso inclui o consumo de álcool.

Enquanto algumas pesquisas sugeriram que o consumo de 1 taça de vinho diária pode beneficiar a saúde do coração, por outro lado, numerosos estudos mostraram que o consumo de álcool tem um efeito prejudicial no cérebro independente da fonte.

O consumo crônico excessivo de álcool, conhecido como “abuso de álcool”, em particular, é conhecido por causar disfunção neuronal e danos cerebrais, mas mesmo beber 1 grama de álcool por dia foi suficiente para acelerar o envelhecimento do cérebro, de acordo com um dos maiores estudos já realizados, conduzido sobre envelhecimento cerebral e álcool.

Beber diariamente acelera o envelhecimento cerebral estrutural

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia examinaram 17.308 exames cerebrais humanos de pessoas entre 45,2 e 80,7 anos, revelando que cada grama adicional de consumo de álcool por dia estava associado a 0,02 anos ou 7,5 dias de aumento da idade relativa do cérebro (RBA), que é uma medida da idade do cérebro de uma pessoa em relação aos seus pares, com base em medidas anatômicas do cérebro inteiro.

Um grama de álcool é igual a 0,035 onças, e a maioria das pessoas que bebe álcool consumirá 1 onça ou mais, o que equivale a aproximadamente 29 gramas – uma quantidade que aumentaria a idade relativa do cérebro (RBA) em 0,58 anos ou 211,5 dias.

“Nossas análises da frequência de ingestão de álcool e da RBA indicaram que indivíduos que bebiam diariamente ou quase diariamente tinham um RBA significativamente maior em comparação com aqueles que bebiam com menos frequência. Nossa descoberta foi consistente com estudos anteriores, que mostraram que o consumo excessivo de álcool foi prejudicial ao cérebro.”, escreveram os pesquisadores.

Pode ser que beber diariamente, ou quase diariamente, faça parte do problema, pois o estudo não encontrou uma diferença significativa na RBA entre aqueles que bebiam com pouca frequência ou que se abstinham de beber.

Dito isto, o consumo regular e extenso de álcool é um prejuízo conhecido para a saúde do cérebro, que pode causar perda de substância branca e neuronal e redução do volume cerebral. Isso é particularmente preocupante, pois aumentos sem precedentes no uso de álcool, bebida de alto risco e transtorno por uso de álcool (alcoolismo) ocorreram nas últimas décadas.

O alcoolismo pode afetar 1 em cada 8 americanos

Um estudo publicado no JAMA Psychiatry constatou que, no período de 2001/2002 a 2012/2013, 30% mais americanos se envolveram em bebida de alto risco. O estudo incluiu dados de 79.402 americanos e encontrou aumentos estatisticamente significativos no uso de álcool em todos os grupos sociodemográficos.

Os maiores aumentos ocorreram entre os usuários pesados ​​de álcool; o número de pessoas diagnosticadas com alcoolismo aumentou 49% durante o período do estudo e estima-se que afete 12,7%, ou 1 em 8 americanos.

No geral, o número de pessoas que relataram beber álcool (em qualquer quantidade) aumentou de 65% para quase 73% dos americanos. Cerca de um terço deles pratica “bebida de alto risco”, definida como cinco ou mais bebidas padrão para homens ou quatro ou mais bebidas para mulheres pelo menos uma vez por semana. Entre as mulheres, no entanto, esse tipo de consumo excessivo de álcool aumentou quase 58% durante o período do estudo.

Com o uso pesado de álcool em ascensão, a compreensão de seus efeitos sobre o declínio cognitivo e doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer será crucial para a saúde pública.

O que o abuso de álcool faz ao seu cérebro?

Uma revisão de 2019 publicada na Frontiers in Neuroscience abordou a complexa interação entre consumo de álcool e declínio cognitivo, observando que o abuso crônico de álcool leva a “mudanças na estrutura neuronal causada por neuroadaptações complexas no cérebro”. Os pesquisadores explicam:

“Em geral, o consumo crônico de álcool leva à degeneração da medula espinhal e do sistema nervoso periférico, além de desnutrição das células cerebrais devido a alterações no metabolismo e falta de folato e tiamina.

O abuso de álcool também afeta severamente o sistema dopaminérgico, pois a ingestão repetida de álcool aumenta a tolerância e suprime o nível de excitação, de modo que doses cada vez mais altas são consumidas pelos viciados para estimular seu sistema de recompensa”.

O aumento da dose de álcool, por sua vez, pode levar à neuroinflamação e morte neural, e o abuso crônico de álcool está associado à perda de substância cinzenta e a efeitos acelerados relacionados ao envelhecimento. Além disso, os pesquisadores observaram: “É até possível identificar alcoólatras e ou não alcoólatras observando exames de ressonância magnética de suas redes de controle executivo e redes de recompensa”

A demência relacionada ao álcool, a DRA, também pode ocorrer devido ao consumo cronico de álcool, levando a sintomas como deficits cognitivos e problemas na vida profissional e nas relações sociais. Também pode levar à degeneração e desmielinização do corpo caloso no cérebro, que é uma característica da doença de Marchiafava-Bignami, uma condição neurológica progressiva associada ao alcoolismo.

Álcool aumenta risco de Alzheimer e reduz o volume cerebral

Pesquisa publicada no Journal of Neuroinflammation revelou que o consumo excessivo de álcool ou o consumo excessivo de álcool podem aumentar a probabilidade de o cérebro acumular proteínas beta-amilóides prejudiciais, contribuindo para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

O estudo se concentrou nas células microgliais de ratos, que são células do sistema imunológico no cérebro e na medula espinhal que trabalham ativamente para eliminar o beta amilóide em um processo conhecido como fagocitose. Os pesquisadores expuseram as células microgliais ao álcool (em um nível comparável ao encontrado em pessoas que bebem muito ou em excesso), citocinas inflamatórias ou uma combinação de álcool e citocinas por 24 horas.

A expressão de mais de 300 genes foi alterada após a exposição ao álcool, enquanto a exposição a citocinas resultou em alterações em mais de 3.000 genes e a exposição combinada a álcool e citocinas causou alterações em mais de 3.500 genes. Muitos dos genes alterados estavam envolvidos em fagocitose e inflamação.

Notavelmente, a fagocitose microglial também foi afetada pelo álcool, diminuindo cerca de 15% após uma hora de exposição. Embora os testes tenham sido realizados em células isoladas de ratos, o que significa que o consumo de álcool na vida real em humanos pode levar a um resultado diferente, eles sugerem que o álcool pode prejudicar a capacidade da microglia de eliminar o beta-amilóide.

O abuso de álcool continua a ser prejudicial para o cérebro, mesmo em idade mais avançada, pois aqueles com transtorno por uso de álcool tiveram reduções de volume cerebral, que foram especialmente pronunciadas em indivíduos com 65 anos ou mais e foram observados mesmo naqueles que desenvolveram transtorno por uso de álcool mais tarde na vida .

Edith V. Sullivan, Ph.D., da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, que liderou o estudo, disse ao Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo:

“O que foi particularmente notável em nosso estudo foi o envelhecimento acelerado da estrutura cerebral, especialmente proeminente no córtex frontal. Mesmo aqueles indivíduos que desenvolveram o hábito de consumir álcool em uma idade mais avançada mostraram perda acelerada. Uma mensagem importante para nossos resultados é que a velhice não protege contra o desenvolvimento de deficits de volume cerebral relacionados ao início do uso do álcool na terceira idade”.

Efeito do álcool na saúde do coração influencia seu cérebro

Há também uma interação complexa entre o consumo de álcool, a saúde do coração e o cérebro. O consumo de álcool prejudica a saúde do coração, o que afeta o desempenho cognitivo. Por outro lado, melhorar a saúde do coração através de exercícios pode melhorar a plasticidade cerebral e levar a um funcionamento neurocognitivo aprimorado.

Portanto, o consumo de álcool não só pode prejudicar seu cérebro diretamente, mas também indiretamente, por danos ao seu sistema cardiovascular.

Isso está relacionado à relação positiva da função cardiorrespiratória e das habilidades cognitivas. De acordo, o declínio da função pulmonar está associado ao comprometimento da memória e atenção. Verificou-se que a vitamina tiamina é uma substância-chave nesta questão, uma vez que a falta de tiamina é causada pelo uso constante de álcool e leva a danos no sistema cardiovascular”.

Você pode amortecer os danos cerebrais da ingestão de álcool?

A melhor maneira de evitar danos ao cérebro induzidos pelo álcool é abster-se de tomá-lo, principalmente. No entanto, a suplementação de nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD) (cujo precursor da dieta é a niacina, a vitamina B3), é mais importante ainda se você bebe regularmente.

Pessoas com alcoolismo crônico correm risco de deficiência de niacina, devido a uma redução na ingestão alimentar de niacina e interferindo na conversão do triptofano em NAD. Pequenas doses de NAD podem ser incrivelmente úteis quando fornecidas durante a reabilitação do álcool diário para uso esporádico. Você pode comprá-lo pela amazon americana.

.

Primal Brasil

Álcool acelera o envelhecimento cerebral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo