Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Câncer infantil e o Hospital de Barretos

Câncer em crianças, apesar de mais agressivo que os tumores que acometem os adultos, tem uma particularidade interessante: pode ser curado em cerca de 70% dos casos, se diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados. Porém, enquanto em países como os Estados Unidos o índice de cura chega a 95% das ocorrências, no Brasil essa taxa não passa de 55%. Isso porque aqui, em geral, as crianças buscam tratamento quando a doença já está muito avançada.

Com o objetivo de trazer informações e esclarecimentos atualizados sobre o câncer pediátrico, tais como exames necessários, tipos de tratamento, sinais e sintomas da doença que acomete anualmente mais de 9 mil crianças no Brasil, publicaremos mensalmente conteúdos relacionados à doença produzidos por especialistas do Hospital de Câncer de Barretos, um dos polos de referência no tratamento de câncer no país.

O Hospital de Câncer Infantojuvenil, inaugurado no ano de 2012, recebe diariamente crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil.

Dr. Luiz Fernando Lopes, diretor médico da unidade, explica que o setor infantil funcionava apenas como um departamento até o início de 2000, uma ala que atendia pacientes pediátricos. O número de atendimentos nessa época era relativamente pequeno. Em 2000, foram atendidas 57 crianças e dessas, 48 receberam o diagnóstico de câncer.

_MG_5971

Foto: Divulgação Hospital de Barretos

Com o passar dos anos, o número de pacientes foi aumentando e a popularidade do hospital, crescendo. Barretos é um dos locais do país que mais recebe casos de tumores ósseos em crianças, e muitos, apesar de já terem sido atendidos em outros hospitais, chegam com a doença já em estágio avançado.

A entidade também possui parcerias com o St. Jude e o MD Anderson Cancer Center (o maior centro de tratamento oncológico do mundo), ambos nos Estados Unidos, que ajudam a fomentar a pesquisa clínica desses tumores.

“No ano passado, atendemos 458 crianças. Dessas, 232 foram diagnosticadas com algum tipo de tumor”, explica o médico.

Em média, o hospital infantojuvenil recebe dois casos novos de câncer por dia e mais de 30 por mês. A maioria dos pacientes (56%) é proveniente do estado de São Paulo. Em segundo lugar vem Minas Gerais, com 15%, e em seguida, Mato Grosso do Sul, com 8%. As leucemias e os tumores cerebrais são os cânceres mais diagnosticados no hospital. Detalhe: os atendimentos são feitos pelo SUS.

Uma das inovações do hospital é uma sala de cirurgia integrada a um aparelho de ressonância magnética e um sistema de neuronavegação.

Na prática, a novidade funciona mais ou menos assim: após uma cirurgia para retirada de um tumor cerebral, em geral o cirurgião precisa fazer uma ressonância para ver se o tumor realmente foi removido por completo, se não sobrou nenhum resquício. Antes, o médico tinha que fechar a cabeça da criança para no dia seguinte fazer o exame. Se houvesse algum problema, era preciso marcar uma nova cirurgia. Com a nova tecnologia, o especialista pode fazer a checagem com o crânio aberto, ainda durante a cirurgia.

“O dispositivo é bastante inovador e até o momento o único do país instalado numa unidade pediátrica”, ressalta o dr. Luiz Fernando Lopes.

Estrutura

_MG_5710

Foto: Divulgação Hospital de Barretos

O hospital infantojuvenil tem um ambiente descontraído, mais adequado para receber as crianças, que podem ficar em tratamento de seis meses a um ano.
Lá tudo é colorido, há  um imenso sofá onde os pais aguardam os filhos fazerem exames, jardim, brinquedotecas, sala de jogos e lanchonete. A ideia é deixar mais leve um tratamento pesado, que pode incluir cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

A grande maioria dos pacientes vem de cidades distantes, por isso muitos precisam fixar residência em Barretos.

Logo que o paciente dá entrada na instituição, uma assistente social faz a entrevista e o encaminha para um dos treze alojamentos do hospital, sendo dois deles pediátricos, com capacidade para acolher um total de 650 pacientes em tratamento, provenientes das mais diversas cidades brasileiras.

 

The post Câncer infantil e o Hospital de Barretos appeared first on Site Drauzio Varella.

Site Drauzio Varella

Câncer infantil e o Hospital de Barretos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo