Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Carne vermelha causa doença cardiovascular?

 

Por: Steven Hamley

carne-vermelha

Após surgir a teoria de que carne vermelha aumenta o risco de doença cardiovascular (DCV) * investigadores têm investigado os possíveis mecanismos. A atenção recentemente virou-se para carnitina (e colina, mas este post vai se concentrar na carnitina) como um dos componentes na carne vermelha responsáveis ​​pela carne vermelha, supostamente aumentar o risco cardíaco CVD [1]

Essencialmente, o argumento é que a carnitina e colina aumentam um químico chamado TMAO (N-óxido de trimetilamina) no sangue, o qual está associado com doenças cardiovasculares em quantidades elevadas em ratinhos geneticamente susceptíveis [1].

Isso soa bastante como os argumentos reducionistas contra gorduras saturadas, com a única base do argumento sendo a seguinte lógica falha – gordura saturada = mais LDL-C (um tipo de colesterol para os leigos) = mais eventos de doenças do coração.

* Mesmo que uma recente revisão sistemática e meta-análise (2010)  tenha concluído que “não há ensaios clínicos indicando efeitos do consumo de carne vermelha, processadas ou total no aumento de eventos cardiovasculares ou diabetes ” e em estudos prospectivos de coorte ” o consumo de carne vermelha não foi associado com doenças do coração CHD “[2], o que é consistente com os dados da pesquisa NHANES III [3]

O que é Carnitina?

 

A carnitina é um composto que encontra-se quase exclusivamente nas carnes (por isso ‘carn-‘) e podem ser sintetizados por seres humanos a partir dos aminoácidos metionina e lisina utilizando enzimas dependentes de vitamina C [4]

A principal função da carnitina é o transporte de ácidos graxos para a matriz mitocondrial das células para ser metabolizado*. Carnitina também funciona como um antioxidante e suporta a função mitocondrial.

Há evidências dos efeitos da suplementação de carnitina e parece que a carnitina é um composto benéfico em uma variedade de contextos [5]. Por exemplo, a carnitina reduz a pressão sanguínea [5], melhora a sensibilidade insulina [5] e reduz o declínio cognitivo em idosos [5]  

* Devido a esta função, a carnitina tem sido promovida como um suplemento “queimador de gordura”. No entanto, não parece aumentar a oxidação de gordura a menos que o consumo de carnitina diário seja inadequado. [5]

Será que a carnitina causa doenças cardiovasculares?

 

O mecanismo proposto da carnitina, de que ela “aumenta o químico TMAO e logo deve aumentar o risco cardíaco”  foi exaustivamente criticado pelo pesquisador Chris Masterjohn [6]. Outras pessoas também criticaram o estudo (embora não tão bem como Chris Masterjohn), mas quase todas essas críticas centraram-se na concepção do estudo e/ ou nos mecanismos, com muito pouca atenção dada à questão real: “a carnitina aumenta o risco de DCV? “Felizmente, temos boas evidências para nos ajudar a responder essa pergunta.

Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos (13 ensaios, N = 3629) foi realizado em 2012, olhando para os efeitos da suplementação de carnitina em eventos cardiovasculares e mortalidade total na prevenção secundária (pessoas que tiveram um ataque cardíaco) [7] . Constatou-se que a carnitina está associado com:

  • “Uma redução significativa de 27% na mortalidade por qualquer causa (Odds ratio, 0,73; IC 95%, 0,54-0,99; P = 0,05; risk ratio [RR], 0,78; IC 95%, 0,60-1,00; P = 0,05) “
  • “uma redução altamente significativa de 65% de arritmias ventriculares (RR, 0,35; IC 95%, 0,21-0,58; P <0,0001) “
  • “Uma redução significativa de 40% no desenvolvimento da angina (RR, 0,60; IC 95%, 0,50-0,72; P <0,00001) “
  • “Não há redução no desenvolvimento de insuficiência cardíaca (RR, 0,85; IC 95%, 0,67-1,09; P = 0,21) ou re-enfarte do miocárdio * (RR, 0,78; IC 95%, 0,41-1,48; P = 0,45) “

Estes resultados são superiores aos das drogas redutoras de colesterol, as estatinas e ao contrário das estatinas (que aumentam o risco de diabetes tipo 2 [8] e pode prejudicar a função cognitiva), carnitina parece melhorar a função cognitiva e a resistência à insulina [5].

Suplementos de carnitina são relativamente baratos, então eu não vejo muita razão para que eles não sejam prescritos para pessoas que tiveram um ataque cardíaco

Estou falando da prevenção secundária, por isso é desconhecido se a carnitina terá um efeito benéfico similar na prevenção primária (pessoas que não tiveram um ataque cardíaco). No entanto, com base nesses resultados e efeitos globais da carnitina (ver o artigo número 5 da Examine) é provável que a carnitina seja benéfica para a prevenção primária também. No mínimo, seria surpreendente se algo que é benéfico para a prevenção secundária fosse prejudicial para a prevenção primária

A limitação dos Mecanismos

 

A moral da história é que os mecanismos biológicos são apenas hipóteses para o que acontece no mundo real. Muita gente a maioria dos mecanismos para  “A  pode causar B que pode causar C “, ou seja Carnitina causa TMAO ( N-óxido de trimetilamina) que causa doenças do coração – ou mesmo o argumento errado de que gordura saturada causa o aumento de LDL-C (tipo de colesterol para os leigos) que causa doenças do coração.

 Este é raramente o caso em biologia, já que os sistemas biológicos são altamente interligado e compostos biologicamente ativos tem muitos efeitos no corpo.

**. Neste caso, apesar da carnitina poder ter algum efeito negativo, ao aumentar o TMAO, a carnitina também tem muitos efeitos benéficos, resultando num efeito positivo líquido para eventos cardiovasculares e mortalidade total em prevenção secundária. A única maneira de testar isso é fazendo ensaios clínicos.

* Além disso, quando consumirmos carnitina a partir de carne também estamos ingerindo muitos outros nutrientes e vários compostos da carne, todos os quais têm seus próprios efeitos biológicos. Com isto em mente, no pensamento teórico, a redução  de um determinado alimento (ou grupo de alimentos) para um nutriente (ou vários) ignora o efeito biológico líquido de todos os nutrientes e compostos de um determinado alimento, sem contar todas as interações de nutrientes.

Um bom exemplo disto é demonizar frutos, reduzindo-os a açúcar, ou ovo reduzindo a colesterol.

Resumo:

 

  • Não houve ensaios clínicos examinando o efeito da carne vermelha nas doenças cardiovasculares DCV
  • A carne vermelha não está associada a doenças cardiovasculares em estudos observacionais, exceto como correlações inconclusivas em meio a variáveis de conflito.
  • A carnitina é um nutriente benéfico numa variedade de contextos
  • Carnitina reduz eventos cardiovasculares e mortalidade total na prevenção secundária.
  • Só porque A pode causar B e B pode causar C não significa A irá causar C.

banner livro

Leia também…

  • Dieta low-carb e a cura da diabetesDieta low-carb e a cura da diabetes
  • O mito da moderação – Parte 2O mito da moderação – Parte 2
  • Jejum fortalece o sistema imunológicoJejum fortalece o sistema imunológico
  • Orientações para redução de sal na dieta são equivocadasOrientações para redução de sal na dieta são equivocadas

O post Carne vermelha causa doença cardiovascular? apareceu primeiro em Primal Brasil.

Primal Brasil

Carne vermelha causa doença cardiovascular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo