Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Componentes do chocolate associados a melhora cognitiva

Por: Stuart Clark

Uma pesquisa da Universidade de Columbia indica que o consumo de flavonoides do cacau melhora a atividade cerebral em áreas específicas através do aumento do fluxo sanguíneo.

bebida-achocolatada

Flavonoides são encontrados naturalmente no cacau, chá e uma variedade de frutas e legumes, mas a maioria dos métodos de processamento de cacau reduz estes níveis drasticamente.

O cacau nunca pareceu tão atraente. Um componente de chocolate foi encontrado para ajudar na perda de memória relacionada à idade em adultos saudáveis ​​com idades entre 50-69. O efeito “rejuvenescedor” pode ser atribuído ao aumento do fluxo sanguíneo em uma região específica do cérebro, dizem os pesquisadores.

Esta é a primeira ligação direta entre o esquecimento relacionado com a idade é causado por alterações em uma parte específica do cérebro. Além disso, é uma evidência inédita de que o declínio da memória pode ser invertido por uma mudança na dieta.

Uma bebida de cacau especialmente preparada foi dada a uma amostra de 37 adultos mais velhos por dia durante três meses. Para alguns, a bebida continha uma grande quantidade de flavonoides, que são encontrados naturalmente no cacau, chá e uma grande variedade de frutas e legumes. Para os outros, a bebida era em grande parte livre do composto.

Testes de reconhecimento de padrão encontraram que aqueles no grupo de alto flavanol tinham a memória significativamente melhorada no final do teste do que no início. Os exames do cérebro mostraram que o volume de sangue em uma parte do cérebro chamada de giro dentado também tinha melhorado.

“Se um participante tinha a lembrança de uma típica pessoa de 60 anos no início do estudo, após três meses ele possuía, em média, a memória de um típico indivíduo de 30 ou 40 anos”, disse Scott, professor de neurologia e diretor do Centro de Pesquisa de Doenças de Alzheimer no Instituto Taub na Columbia University Medical Center.

Ele é o principal autor do trabalho, que foi publicado online na revista Nature Neuroscience.

Os resultados foram recebidos com otimismo cauteloso. “Seria muito interessante se uma melhora no desempenho cognitivo dos flavanóis fosse mostrada em um estudo mais amplo”, disse Liz Coulthard, consultor professor de neurologia da demência, da Universidade de Bristol.

Infelizmente manter sua memória boa ao longo dos anos não é tão fácil quanto se lembrar de comer mais chocolate. A maioria dos métodos de processamento de cacau removem os flavanols. Uma barra de chocolate típica contém cerca de 40 mg. A bebida especial usado no ensaio continha 900 mg. Então coma cacau ou chocolate 70% em diante.

As bebidas foram preparadas pelo fabricante de chocolates Mars Incorporated, que também financiou parte do estudo, então há ainda uma possibilidade de conflito de interesse envolvido na pesquisa. O programa de pesquisa flavanol Mars começou no final de 1980 para investigar os possíveis benefícios para a saúde cardiovascular e cognitiva oferecido pelo composto.

Banner1

Leia também…

  • Exercícios estimulam a saúde cerebralExercícios estimulam a saúde cerebral
  • Gordura saturada supera a concorrênciaGordura saturada supera a concorrência
  • Jejum Intermitente vs Restrição CalóricaJejum Intermitente vs Restrição Calórica
  • História de Sucesso: Daniele HonainHistória de Sucesso: Daniele Honain

O post Componentes do chocolate associados a melhora cognitiva apareceu primeiro em Primal Brasil.

Primal Brasil

Componentes do chocolate associados a melhora cognitiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo