Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Hemorroidas: prevenção

Hemorroidas são dilatações, inflamadas ou não, das veias do plexo hemorroidário, uma estrutura anatômica que se localiza no reto, canal anal e ânus. Elas podem ser classificadas em externas e internas. As externas se desenvolvem na borda do ânus, são vísíveis e semelhantes às varizes que aparecem nas pernas ou a pequenas bolas de sangue. As internas localizam-se no reto, logo acima do esfincter anal. Em certos casos, hemorroidas internas podem exteorizar-se durante o esforço para a evacuação.

Apesar de constituírem um problema de saúde muito comum – a estimativa é que metade das pessoas com mais de 50 anos apresenta quadros de doença hemorroidária em diferentes graus – o assunto é cercado de tabus. Por constrangimento ou inibição, a maioria dos pacientes reluta em procurar atendimento médico, apela para a automedicação ou segue as sugestões de gente que se considera entendida no assunto. Com isso, acabam surgindo complicações que poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Como a prisão de ventre e o esforço para evacuar estão entre as principais causas de hemorroidas nas pessoas geneticamente predispostas, veja como é possível evitá-las adotando algumas mudanças simples no estilo de vida.

Primeira: Dê preferência aos alimentos ricos em fibras (frutas, verduras, grãos integrais, aveia, iogurte, nozes e castanhas) e beba bastante líquido, porque ajudam a amolecer as fezes e facilitam a evacuação. Evite substâncias irritantes, como pimenta e álcool, especialmente durante as crises. Ao contrário do que dizem, elas não são causa da doença, mas agravam os sintomas.

Segunda: Atenda prontamente a vontade de evacuar. Caso contrário, as fezes podem ressecar no segmento final do intestino grosso. Assim que terminar, em vez de usar papel higiênico, o melhor é cuidar da higiene local com água morna. O atrito do papel higiênico irrita a mucosa e pode provocar fissuras que facilitam a contaminação por micro-organismos. Se não tiver outra opção, umedeça o papel higiênico antes de utilizar. Use roupas intimas de algodâo

Terceira: Lembre que banheiro não é sala de leitura nem lugar para meditação. Permanecer sentado no vaso por muito tempo aumenta a pressão sobre as veias do ânus e pode agravar a doença hemorroidária. Se o intestino não funcionou, ande um pouco e tente mais tarde.

Quarta: Pratique exercícios físicos com regularidade, mesmo que esteja grávida. Eles são importantes na luta contra o “intestino preso”, pois ajudam a diminuir a pressão sobre as veias do plexo hemorroidário e a controlar o peso, haja vista que obesidade e gravidez são fatores de risco para o aparecimento das hemorroidas.

Agora o mais importante. Não se iluda. Nem todo sangramento pelo ânus é provocado pelas hemorroidas. Sinais de sangue no papel higiênico, na água do vaso sanitário ou na roupa íntima podem ocorrer em doenças graves. O câncer de intestino é só um exemplo.  Não dê sopa para o azar. Procure imediatamente um clínico geral ou um proctologista.

The post Hemorroidas: prevenção appeared first on Dr. Drauzio Varella.

Dr. Drauzio Varella

Hemorroidas: prevenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo