Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Por que quando estou ansioso minha concentração diminui?

Pessoas ansiosas focam intensamente naquilo que os preocupa, mas deixam em segundo plano assuntos do dia a dia.

 

O transtorno de ansiedade tem alguns sintomas clássicos que a maioria das pessoas já conhece como: preocupação exagerada, irritabilidade, medo de algo ruim acontecer, etc. 

Conversando com a dra. Danielle Admoni, psiquiatra especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), ela me chamou atenção para um sintoma que muita gente nem imagina estar associado ao transtorno, como a falta de concentração ou falta de atenção, que resulta em inúmeros esquecimentos ou simplesmente na perda da memória recente. 

A pessoa pode estar interagindo com alguém, mas se esquece rapidamente de algo que foi dito ou então precisa consultar o relógio várias vezes para olhar a hora. Em tempos de pandemia de covid-19, em que houve um aumento de 30% a 40% dos quadros ansiosos, esse sintoma específico se tornou ainda mais frequente, principalmente pelo medo de alguém próximo adoecer ou se contaminar. 

“A cabeça do indivíduo ansioso fica a milhão com inúmeras outras coisas, e o cérebro gasta uma energia danada pra isso. Então esses assuntos cotidianos não acabam sendo foco naquele momento e são deixados de lado. É comum, por exemplo, esse paciente sempre esquecer onde colocou as chaves, se a porta da casa realmente está fechada”, revela a dra. Danielle. 

Parece contraditório, mas ao mesmo tempo em que há essa falta de atenção, o ansioso também é hiperalerta, mas para determinados assuntos que o incomodem e lhe causem angústia ou que estejam mal resolvidos. 

“Eu costumo dizer que o paciente com ansiedade é um indivíduo guloso. Ele acaba colocando tudo na mesma balança em questão de prioridades. Uma dica que eu dou é tentar colocar em perspectiva. Tentar não se descabelar por coisas que fogem do controle.” 

Para amenizar esse efeito de falta de concentração, a médica tem uma dica simples, mas que ajuda a melhorar a saúde mental: ter uma rotina. 

“Realmente tenha um horário para despertar, para dormir, para fazer refeições, horários de lazer. Porque senão você acaba ficando com aquela sensação de que não fez nada o dia inteiro e não fez nada direito e isso aumenta o estado ansioso, se você já tem predisposição”, finaliza a médica. 

Veja também: Entrementes #27 | Ansiedade na quarentena

 

The post Por que quando estou ansioso minha concentração diminui? appeared first on Drauzio Varella.

Drauzio Varella

Por que quando estou ansioso minha concentração diminui?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo