Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Gordura ômega 6 e o aumento das doenças da civilização

Por: Raphael Sirtoli

pastel

Doenças da civilização

 

O mundo enfrenta uma crise de saúde de proporções sem precedentes. O que se tornou conhecido como doenças crônicas, Doenças Ocidentais ou Doenças da Civilização, tornou-se pandêmico enquanto populações em todo o mundo adotam o estilo de vida que se tornou predominante no país que aperfeiçoou a industrialização, os Estados Unidos.

O que elas são?

As doenças da civilização giram em torno da Síndrome Metabólica (MetSyn), um conjunto de sinais de doença que incluem obesidade central, excesso de lipídios no sangue, hipertensão arterial e excesso de açúcar no sangue. As doenças que se associam a síndrome metabólica MetSyn incluem os maiores assassinos nas nações industriais: doenças cardíacas, câncer, diabetes, doenças neurológicas, como a doença de Alzheimer e condições autoimunes aparentemente não relacionadas, mas que muitas vezes são.

Muitas causas foram responsabilizadas pela disseminação das doenças crônicas modernas; incluindo falta de exercício, consumo de trigo, consumo excessivo de calorias, carboidratos, açúcar, toxinas ambientais, como poluentes ou pesticidas, genética (o mais implausível) e qualquer grupo de associações terrivelmente chamado de “multifatorial”.

Cada um desses fatores causais propostos são incompletos, na minha opinião, para explicar a pandemia. O que eu gostaria de apresentar é uma hipótese alternativa, que melhor se adapta à epidemiologia observada e que possui mecanismos claramente descritos que explicam muito a patologia das doenças degeneravas modernas.

No final dos anos 1800 e início dos anos 1900, três eventos ocorreram quase simultaneamente nos Estados Unidos.

Primeiro, descobriu-se um método de desintoxicação de óleo de semente de algodão, que era um produto de resíduos industriais da indústria do algodão [1]. Em seguida, veio um método para “hidrogenar” o óleo de semente de algodão, ou transformá-lo em uma gordura comestível com temperatura sólida na temperatura ambiente [2]. Assim, o óleo de semente de algodão e o derivado hidrogenado conhecido como crisco, foi introduzido em 1911 – entraram no abastecimento de alimentos em quantidades significativas pela primeira vez [3, 4].

Simultaneamente, os Estados Unidos começou a sofrer doenças cardíacas em grandes quantidades. Em meados do século 20, uma condição rara, a doença cardíaca rapidamente se tornou uma epidemia, e a profissão médica moderna relativamente nova começou a rastreá-la e tentou elaborar tratamentos [5]. Do mesmo modo, o “controle” do câncer tornou-se uma preocupação, com a American Cancer Society sendo criada

A maior mudança de todas na dieta americana ao longo do século 20 foi o aumento nos óleos de sementes, que aumentou 1000 vezes [7]

O que mudou?

 

Os Estados Unidos, uma enorme nação exportadora agrícola, exportou os frutos da revolução industrial, que incluiu novos produtos alimentares que se tornaram mais abundantes, incluindo farinha de trigo, açúcar e gorduras vegetais de sementes procassadas – ao contrário de gorduras animais tradicionais que foram utilizadas como alimento desdo inicio da evolução humana .

Refiro-me a gorduras vegetais de óleos de sementes, como algodão, milho, soja e outras de gorduras e não as gorduras produzidas de frutos como azeitonas ou frutos de palmeira. Esta distinção é muito importante.

Onde os alimentos produzidos na indústria americana foram introduzidos, as doenças modernas logo seguiram. Embora muitos profissionais de saúde atuais não tenham estudado isso, vários médicos e cientistas reconheceram o impacto de alimentos industriais em populações que abandonaram suas dietas tradicionais para mudar para o que se tornou conhecido como a Dieta Americana Padrão (SAD) [8, 9, 10, 11]. Prefiro o acrônimo “Dieta Moderna Americana”, Modern American Diet, já que a dieta americana antes da industrialização foi principalmente baseada em mais carne e menos frango e não produziu nem de perto as mesmas doenças modernas, com a expectativa de vida estatisticamente ajustadas.[12, 13, 14].

gráfico carne estados unidos

Consumo de proteína animal nos EUA ao longo dos últimos 2 séculos

O exemplo do Japão

 

Embora existam muitos casos que poderíamos examinar, talvez o mais revelador foi a dieta moderna americana que foi apresentado ao Japão pós-Segunda Guerra Mundial. Após a rendição japonesa, a América assumiu a ilha japonesa do sul de Okinawa e usou-a para sua base de operações. No entanto, os Okinawans ainda permaneceram consumindo uma dieta tradicional independente da instalação desta base militar e da introdução da dieta americana moderna nas principais cidades do japão.

A dieta deles revolve em torno de peixes, inhame, carne de porco quando caçada e legumes frescos. A sua dieta se tornou famosa como uma das “Zonas Azuis”, uma população com uma expectativa de vida excepcionalmente longa – de fato, a mais longa do mundo [15].

O que é menos conhecido é o que aconteceu depois que a América assumiu o controle. O primeiro restaurante americano de fast-food foi aberto em Okinawa, 9 anos antes de abrir em Tóquio, para suprir o apetite moderno dos soldados americanos. Os Okinawans também apreciaram o fast food americano e rapidamente adotou-o como próprio [16, 17]. Naquela geração, a dieta padrão americana explodiu em Okinawa. As mortes por doenças degenerativas modernas se tornaram uma ocorrência comum, com obesidade, doença cardíaca e câncer tornando-se parte da sociedade.

Hirome Okuyama, cientista japonês explorou a dramática mudança de longevidade em Okinawa, em 1996, publicou um artigo apontando o dedo claramente ao culpado principal [18]:

Ácidos graxos dietéticos omega 6- e o novo desequilíbrio de omega 3/6 no sangue ( N-6 / N-3) causando doenças crônicas nos idosos. Excesso de ácido linoleico e nova síndrome de deficiência relativa de n-3 vista nesta sociedade e no resto do Japão.

“A distribuição por idade das taxas de sobrevivência dos homens de Okinawans em 1990 também é interessante. A mortalidade de todas as causas para as gerações com mais de 70 anos de idade foi a mais baixa (os idosos comiam tradicionalmente em 1990 ainda), enquanto que para os homens com menos de 50 anos era a mais alta, relativas a idade deles, entre 37 outras prefeituras.

Em uma única geração, Okinawa passou da menor mortalidade no Japão para a mais alta.

O post Gordura ômega 6 e o aumento das doenças da civilização apareceu primeiro em Primal Brasil.

Primal Brasil

Gordura ômega 6 e o aumento das doenças da civilização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo