Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

10 formas naturais de cuidar da sua pele

Por: Mark Sisson

Tome um tempo lendo as prateleiras de seu supermercado local ou loja de produtos de beleza e você poderá notar que todos os produtos cosméticos têm algo em comum: uma longa lista de ingredientes. Tenho medo de dizer que a maioria dos frascos e tubos comercialmente embalados contêm ingredientes potencialmente prejudiciais na forma de conservantes, derivados de petróleo, estabilizadores, corantes artificiais e/ ou fragrâncias adicionadas, que podem ter efeitos negativos a longo prazo sobre a saúde quando absorvidos pela pele.

Felizmente, existem muitas opções muito melhores e naturais de cuidados com a pele que não apenas fornecem melhores resultados, mas geralmente custam uma fração do que você pagaria pela versão comprada na loja. Além de tomar colágeno todos os dias, evitar exposição ao sol forte sem protetor solar e uma dieta baixa em carboidratos e rica em gorduras, aqui estão 10 soluções de cuidados da pele apoiados por pesquisas e minha própria experiência.

1. Esfregue a pele com sal marinho

 

O sal marinho é um dos melhores esfoliantes naturais (remove as células mortas da pele), e as chances são boas de que ele já esteja escondido em seu armário de cozinha. Enquanto na maioria das vezes podemos deixar a natureza seguir seu curso, de vez em quando podemos esfoliar como um meio de remover camadas de células mortas da pele quando nossa pele está coçando e escamosa ou para estimular a renovação das células da pele para uma aparência mais fresca. O sal marinho também é cheio de nutrientes encontrados na água do mar – e em nossos corpos – incluindo cálcio, magnésio e potássio. Combine sal marinho com mel cru ou óleo de coco e esfregue suavemente na sua pele. Só não se esqueça de verificar a textura do sal antes de usá-lo em seu rosto: o sal deve ser suave, sem bordas ásperas. Você quer remover gentilmente essa camada de células mortas da pele.

2. Use mel cru

 

O mel cru é amplamente reconhecido por suas propriedades antimicrobianas, e tem sido usado como um tratamento natural para feridas e queimaduras. Este doce néctar dourado contém uma variedade de proteínas, aminoácidos, vitaminas, enzimas e minerais, que trabalham em conjunto para acelerar o processo de cura. Depois de limpar a pele, aplique uma camada de mel diretamente nas cicatrizes, cortes e queimaduras. Certifique-se de escolher o mel cru e não processado.

3. Hidrate com óleo de abacate

 

Óleo de abacate puro é um grande substituto para cremes e loções comerciais, que geralmente são carregados com ingredientes questionáveis ​​que você mal consegue pronunciar. Não há segredo sobre o que você está recebendo em uma garrafa de óleo de abacate: Óleo puro e gorduroso, que é exatamente o que você precisa para dar energia as células. Está repleto de nutrientes benéficos para a pele, como carotenóides, gordura saudável e vitaminas liposolúveis A, D e E. Juntos, esses nutrientes podem aumentar a produção de colágeno, enfraquecer manchas de idade, acalmar a inflamação e tratar queimaduras solares. Coloque algumas gotas na sua mão e trabalhe na pele limpa e seca. (A propósito, isso faz parte da minha rotina diária pessoal)

4. Limpe a pele com vinagre de maçã

 

O vinagre de maçã é uma potente solução antifúngica que é especialmente útil para a prevenção da acne. Para fazê-lo, os produtores fermentam a cidra para que os açúcares se transformem em álcool, e fermentem novamente para que o álcool se transforme em ácido acético. É este ácido acético, bem como o ácido láctico, ácido cítrico e ácido succínico, que faz com que o vinagre de maçã seja um limpador eficaz. Alguns estudos mostraram que estes ácidos podem prevenir o crescimento de bactérias causadoras de acne. Mergulhe uma bola de algodão em vinagre de maçã e use-a como um tonalizador facial de manhã e à noite.

5. Trate a acne com o óleo da árvore do chá

 

Em um recente estudo piloto publicado no Australasian Journal of Dermatology, os pesquisadores descobriram que um tratamento com gel de óleo de melaleuca foi mais eficaz em melhorar a acne leve a moderada do que em uma lavagem facial. Você pode encontrar um limpador de óleo de árvore do chá pré-fabricados ou fazer o seu próprio, adicionando algumas gotas de óleo essencial da árvore do chá puro ao mel. Em geral, o óleo da árvore do chá é bem tolerado, mas pode causar descamação e ressecamento para algumas pessoas.

6. Reduza a vermelhidão com aloe vera

 

Para queimar as queimaduras solares, combater a inflamação e moderar a coceira, não procure mais do que o aloe vera. Esta planta tropical contém uma série de ingredientes bons para você, incluindo vitaminas, minerais, ácidos graxos e enzimas. Além disso, o aloe demonstrou ter efeitos antimicrobianos, tornando-o a terapia natural ideal para a cura da pele. Procure por aloe gel com pelo menos 97,5% de aloe (ou mantenha sua própria coleção de plantas de aloe em sua casa ou jardim).

7. Hidrate com manteiga de karité

 

Não é segredo: a manteiga de karité suaviza a pele seca como nenhuma outra. Essa substância gordurosa – repleta de ácidos esteárico, palmítico, linoléico e oléico, bem como vitaminas E e A – já foi incorporada em cremes e loções comerciais. Como a maioria das coisas, no entanto, a manteiga de carité é melhor quando usada em sua forma mais pura e crua, então procure manteiga de karité não refinada. Pode ser usado como está ou misturado com óleos essenciais. Basta ter em mente que aqueles com alergia a nozes devem evitar a manteiga de carité. Um bônus adicional: um estudo no American Journal of Life Sciences sugere que a manteiga de karité também pode aumentar a produção de colágeno.

8. Remover maquiagem com óleo de jojoba

 

Troque os removedores de maquiagem comercial – que geralmente contêm produtos químicos agressivos – com uma opção mais saudável: o óleo de jojoba. Você pode até usar óleo de jojoba para limpar a maquiagem dos olhos. Não é apenas seguro usar em peles sensíveis, incluindo a área dos olhos, mas é hidratante. Aplique óleo de jojoba em um pano ou bola de algodão e use-o para limpar suavemente a maquiagem e as bactérias.

9. Óleo de Coco

 

Loções e cremes de barbear comerciais muitas vezes ficam aquém de sua promessa de proteger a pele da irritação e da queimadura. Uma camada de óleo de coco muito boa pode ser usada para evitar a irritação e queimadura na hora de barbear – além disso, tem um cheiro incrível! Graças ao seu baixo peso molecular e capacidade de se ligar às proteínas, o óleo de coco pode afundar-se mais profundamente na pele do que outros óleos. Coloque uma pequena quantidade na palma da mão para aquecê-la e aplique diretamente na área a ser raspada.

10. Proteja a pele com óleo essencial de limão

 

O óleo de limão, como outros óleos cítricos, possui poderosas propriedades antioxidantes (e um aroma fresco e energizante). Um composto natural em óleo essencial de limão, em particular, foi mostrado para ser capaz de proteger a pele contra os efeitos do envelhecimento dos danos dos radicais livres. Óleo essencial de limão pode até mesmo desaparecer cicatrizes e manchas da idade. Diluir com segurança para o uso diário, misturando algumas gotas de óleo essencial de limão com uma base simples, como óleo de jojoba ou abacate, para ai então massagear sua pele.

Aqui estão dez opções para você tentar. Compartilhe suas recomendações nos comentários abaixo e obrigado pela leitura.

O post 10 formas naturais de cuidar da sua pele apareceu primeiro em Primal Brasil.

Primal Brasil

10 formas naturais de cuidar da sua pele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo