Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Carboidratos não engordam realmente?

Será que uma dieta de baixa gordura vence uma dieta baixa em carboidratos na perda de gordura?

Por Zoë Harcombe  

A história surgiu em 5 de março de 2015 a partir da reunião anual da Sociedade de Endocrinologia, em San Diego. Não foi amplamente coberto, mas James Gallagher, Editor de Saúde para a BBC on-line, escreveu sobre isso aqui e The Times

O estudo

O estudo apresentado na conferência foi realizada por Kevin Hall e seus colegas de trabalho em Maryland, EUA. Hall tem feito um trabalho matemático brilhante olhando para a fórmula de 3.500 calorias.

O objetivo deste estudo foi verificar se a restrição de gordura ou restrição de carboidratos, pelo mesmo número de calorias, teria mais impacto sobre a gordura corporal perdida.

O estudo envolveu 10 homens e 9 mulheres que eram obesas. A idade média dos participantes foi relatado como 24 em uma parte do documento de informação que eu vi e 34 ± 2 em outra parte. A média do IMC foi de 36.

Os participantes ficaram abrigados em uma câmera metabólica durante o estudo, tornando este muito mais rigoroso do que qualquer estudo menos controlado, onde se espera que os sujeitos se mantenham uma dieta de casa/trabalho. Durante 5 dias, os sujeitos receberam “o número exato de calorias necessárias para manter o seu peso corporal” para a composição de 50% de carboidratos, de 35% de gordura e 15% de proteína. (Isso é um pouco diferente das orientações dos EUA para ter 55% de carboidratos, 30% de gordura e 15% de proteína, mas o estudo não foi desenhado para testar as orientações atuais.)

Nos 6 dias seguintes, os participantes foram aleatoriamente designados para um dos dois grupos, onde receberam uma dieta com baixo valor energético reduzido em 30%, por ter tanto a gordura ou ingestão de carboidratos restritos. Duas a quatro semanas mais adiante (para permitir que tudo voltasse ao normal após o primeiro experimento), os participantes foram readmitidos e eles repetiram a mesma dieta por 5 dias para manter o peso: 50% de carboidratos, 35% de gordura e 15% de proteína. Aqueles que tinham seguido a dieta com o teor reduzido de gordura na dieta de 6 dias na primeira fase foram colocados na dieta  reduzida  em carboidratos e os que comeram a dieta de carboidratos reduzida receberam a dieta com gordura reduzida.

Este foi o que chamamos de ensaios clínicos “cruzado”, portanto – todos os sujeitos fizeram ambas as intervenções. Este é um projeto ideal para esse tipo de intervenção a curto prazo, uma vez que supera as diferenças individuais de alguns indivíduos que responderam melhor a um intervenção ou a outra. Todos tentaram ambas as intervenções e por isso as respostas individuais são muito compensadas.

Os resultados

Os resultados foram apresentados como “Em comparação com a dieta reduzida em carboidratos, a dieta com gordura reduzida levou a cerca de 67% maior perda de gordura corporal.” Uau – 67% – o quão impressionante é isso? Completamente inexpressivo, na realidade…

O requisito estabelecido de calorias durante os primeiros cinco dias de 50% carboidratos, 35% de gordura e 15% de proteína foi considerado como sendo 2.720 ± 50 calorias. Este seria o meu primeiro desafio. Meu peso é estável e ainda a minha ingestão de calorias é diferente a cada dia. Eu não vejo como um número fixo de ingestão de calorias pode ser estabelecido em tudo, muito menos em cinco dias.

Não obstante, o estudo reduziu a ingestão de calorias em 30% para os sujeitos para os próximos 6 dias – a redução poderia vir inteiramente de ingestão de gordura ou inteiramente a partir de ingestão de carboidratos.

Se alguém consome 2.720 ± 50 calorias nos percentuais de 50% de carboidratos, 35% de gordura, 15% de proteína, eles estão tendo 1.360 calorias de carboidratos, 952 calorias de gordura e 408 calorias de proteína. O estudo relatou a remoção de 790 ± 20 calorias provenientes de ambas as dietas – tudo isso vindo de ingestão de carboidratos para o grupo Low Carb e todas as 790 ± 20 calorias vindo da gordura no grupo Low Fat. Isto resultou no seguinte equilíbrio de macronutrientes:

O grupo LC terminou com uma dieta contendo 30% de carboidratos, 49% de gordura e 21% de proteína (não é low-carb na verdade).

O grupo LF terminou com uma dieta contendo 72% de carboidratos, 7% de gordura e 21% de proteína.

Os problemas

 

Você pode ver de imediato um dos problemas. Este deve ter sido chamado de dieta mista vs low-fat  – Redução Carboidratos e baixo teor de gordura. A ingestão de gordura em 7% é absurdamente e anormalmente baixa; a ingestão de carboidratos, 30%, é muito maior do que qualquer verdadeira dieta baixa em carboidratos. Assim, este estudo não estava comparando uma dita de baixo carboidrato com uma dieta de baixa gordura. Ele estava comparando uma dieta reduzida em carboidratos com uma ingestão de gordura natural.

A perda de gordura corporal para a intervenção 6 dias foi calculada como 394 gramas para o grupo de baixo teor de gordura e 236 gramas para o grupo que reduziu carboidratos. A diferença é de 158 gramas – o peso de uma maçã. No entanto, 158 gramas, dividido pelo menor dos 2 números (236) = 67%. E é daí que os 67% vem.

Ainda mais hipócrita é o método de cálculo. Gostaria de saber como perder gordura corporal poderia até mesmo ser calculado para esse grau de precisão (porque não pode). Segundo o documento informativo compartilhando a metodologia: “Os pesquisadores mediram a quantidade de gorduras ingeridas e a quantidade de gorduras queimadas, e a diferença entre eles determinou a quantidade de gordura  que foi perdida do corpo durante cada dieta.”

O quê?! Os pesquisadores têm assumido que a gordura dietética não tem outro uso dentro do corpo – quaisquer necessidades de consumo para ser queimado e isso é tudo o que pode acontecer. Isso é uma suposição completamente inválida. A gordura é o mais versátil macronutriente para o corpo. Ela pode ser usada para a energia e ele pode (e é) utilizado para a manutenção e o crescimento de cada célula do corpo.

O grupo de baixo teor de gordura consumiu quase nenhuma gordura durante a sua intervenção – 135 calorias diárias de gordura, que é cerca de 15 gramas. O grupo reduzida em carboidratos manteve o mesmo consumo de gordura como na fase de manutenção do peso – 952 calorias = 106 gramas. Houve uma diferença de 91 gramas na ingestão diária de gordura. Se a média dos gramas de gordura alegou ter sido perdida durante os 6 dias, o grupo Low Fat alegadamente perdeu 66 gramas por dia e o grupo misto alegadamente perdeu 39 gramas por dia. Mas a diferença é mais de três vezes explicada pela ingestão.

O grupo de baixo teor de gordura consumiu quase nenhuma gordura dietética a ser utilizada para a manutenção e reparação celular. Toda a ingestão de gordura do grupo restrito em carboidratos poderia ter sido usada na manutenção do corpo e crescimento.

Mesmo que o cálculo seja tão simples como gramas de gordura consumidas – gramas de gordura queimadas = gramas de gordura perdidas, e não é, podemos fazer engenharia reversa dos números para mostrar que o grupo reduzido em carbs estavam queimando 145 gramas de gordura por dia vs. 81 gramas de gordura por dia sendo queimado pelo grupo de baixo teor de gordura. Assim, o título poderia ter sido “dieta reduzida em carboidratos queima quase o dobro de gordura em relação à dieta com extremamente baixo teor de gordura.”

A perda de peso versus perda de gordura

 

O título também poderia ter sido “sujeitos em dieta reduzida em carbs perderam 46% mais peso do que na dieta com baixo teor de gordura”. Esta foi uma conclusão do estudo – a média de perda de peso com a dieta reduzida em carbs foi 1,9 kg em 6 dias; a média de perda de peso com a dieta de baixa gordura foi 1,3 kg em 6 dias – que é uma diferença de 46% se você quiser jogar os números relativos enganosos novamente. Uma dieta realmente baixa em carbs (abaixo de 10% ingestão de carboidratos) poderia ter conseguido uma perda de 2-3 kg em 24 horas, já que aproximadamente 500g de glicogênio teria sido esgotado e aproximadamente 2kg de água junto com ele.

Onde é que isto nos deixa?

 

O documento informativo fez, pelo menos, reconhecer: “a extrapolação a longo prazo de nossos resultados é repleta de dificuldades.” No entanto, isto não impediu os pesquisadores da conclusão: “Embora a oxidação de gordura durante Low Fat e Low Carb, em dietas prolongadas seria esperada para diminuir lentamente ao longo do tempo, nossos dados sugerem que o maior desequilíbrio de gordura deve persistir com a dieta LF levando a perda de gordura corporal maior a longo prazo do que com a dieta LC “.

Hall, também compartilhou com James Gallagher os desafios da dieta – mesmo em apenas seis dias: “Não foi fácil, essas pessoas tinham de comer as mesmas refeições todos os dias. Isto foi rigorosamente controlados e eles tiveram que comer a comida fornecida e nada mais, as dietas ficaram bastante chatas muito rapidamente “.

Poderia uma dieta com 7% de gordura ser feita livremente em um ambiente real? Altamente improvável. Deve ser feito “free-range”? Absolutamente não. A realidade é que uma dieta com 72% de ingestão de carboidratos e ingestão de gordura de 7% não é saudável no meio, quanto mais a longo prazo. Ela não iria entregar os ácidos graxos essenciais e vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, que são vitais para a saúde humana e sobrevivência, quanto mais as necessidades de macronutrientes para a manutenção do corpo e reparação.

Embora este seja um estudo bem concebido e controlado, é difícil ver como isso nos deixa com nada de útil para levar para casa. Certamente o tempo teria sido melhor gasto ao estudar uma dieta que poderia realmente ser recomendada e sustentada, para demonstrar qualquer benefício,  resultados científicos, muito mais do que uma conclusão chamativa para manchetes de notícias, com base em uma suposição inválida que se resume ao peso de uma maçã.

banner livro

O post Carboidratos não engordam realmente? apareceu primeiro em Primal Brasil.

Primal Brasil

Carboidratos não engordam realmente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo