Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Dieta cetogênica na cura do câncer

Por: Dr. Andreas
imagem câncer cura

 

Uma dieta cetogênica pode ajudar pacientes com câncer cerebral como o senador John McCain dos Estados Unidos?  Pesquisas emergentes – e algumas histórias de pacientes dramáticos – sugerem que sim.

Quando a novidade começou em meados de julho, o senador John McCain tinha sido diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de cérebro e a pesquisadora de neurocirurgia Dra. Adrienne C. Scheck, PhD, tentou enviar uma mensagem para a família McCain no Arizona, EUA. Ela postou na página do Facebook do grupo da filha dele com o link da pesquisa que ela realizou através de seu papel como professora associado de neurobiologia no Instituto Neurológico Barrow, em Phoenix Arizona, onde McCain mora.

A mensagem da Dra. Scheck para McCain: experimente a dieta cetogênica juntamente com a terapia padrão de cirurgia, radiação e quimioterapia.

Durante a última década, Dra. Scheck tem estudado o efeito de alterar o metabolismo das células cancerosas, especificamente com a dieta cetogênica, para melhorar a sobrevivência e minimizar os efeitos colaterais de pacientes com tumores cerebrais malignos. Em 14 de julho de 2017, McCain recebeu o diagnóstico de glioblastoma multiforme (GBM), um câncer notoriamente mortal que surge na glia, o tecido conjuntivo do cérebro.

O tumor cerebral GBM tem um grave prognóstico, com um tempo médio de sobrevivência de 18 meses após o diagnóstico. Para McCain, uma cirurgia de nove horas removeu um grande tumor acima do olho esquerdo no dia em que seu câncer foi diagnosticado. Então, na primeira semana de agosto, ele começou a radiação e quimioterapia, de acordo com relatos da mídia.

Dra. Scheck (foto) disse: “Com base em nossa pesquisa, definitivamente penso que alguém com um GBM deve seguir uma dieta cetogênica terapêutica o mais rápido possível, além da terapia padrão. Nossa pesquisa pré-clínica sugere que ela potencializa a radiação e a quimioterapia, e pode melhorar a resposta imune antitumoral. Mesmo os corpos cetônicos sozinhos podem ter esse efeito na cultura celular. Não há nada a perder tentando.”

Até agora, Dra. Scheck não ouviu falar da família McCain, provavelmente, ela sente muito, porque eles estão sendo inundados com todas as formas de conselhos e porque muitas pessoas, incluindo médicos, que não tem conhecimento científico que recriminam a dieta cetogênica como dietas de “moda”.

Mas Scheck enfatiza que a dieta cetogênica para o câncer não é moda. “Esta não é uma” dieta “no sentido típico da palavra. É uma terapia metabólica regimentada com um pouco de ciência revisada por pares “, diz ela. Na verdade, o Scheck não só realizou uma série de estudos promissores em modelos de ratos da doença, mas ela é a principal investigadora de um ensaio clínico atual com pacientes humanos com GBM, usando a dieta cetogênica mais radiação e quimioterapia.

O ensaio clínico teve dois objetivos: mostrar que os pacientes podem tolerar a dieta e manter baixa glicemia e altos níveis de corpos cetônicos no sangue (cetonas); e constatar se a sobrevivência dos pacientes é prolongada.

O estudo de Scheck é um dos 10 ensaios clínicos registrados em clinicaltrials.gov, atualmente estudando o papel da dieta cetogênica no tratamento do glioblastoma, oito dos quais ainda estão em andamento. Os estudos estão sendo liderados por equipes em outros três locais dos EUA, bem como na China, na Alemanha e no Reino Unido.

Levando em consideração outros tipos de câncer – incluindo pulmão, mama, pâncreas, próstata e melanoma – um total de 23 ensaios clínicos estão atualmente registrados no clinicaltrials.gov que investigam a dieta cetogênica como complemento da terapia padrão contra o câncer. Ao longo da última década, pesquisas sobre o papel da dieta cetogênica na pesquisa básica sobre câncer e nas terapias emergentes cresceram, com mais de 170 estudos ou artigos teóricos atualmente na literatura de pesquisa. O número está aumentando a cada mês.

Como os carboidratos podem alimentar o câncer

 

No coração do argumento para usar a dieta cetogênica para ajudar a combater o câncer é o fato de que as células cancerígenas precisam de glicose – uma grande quantidade dela – para alimentar seu rápido crescimento. Na verdade, isto é precisamente como um exame de PET é usada para diagnosticar câncer: uma injeção de açúcar radioativo ilumina as células cancerosas malignas porque eles usam glicose em uma taxa muito maior que as células normais. A glutamina, que é um aminoácido criado a partir da degradação das proteínas, também pode alimentar o crescimento do câncer, por isso também as proteínas são em certo grau restritas na dieta cetogênica.

As células cancerígenas famintas de glicose e da glutamina precisam crescer, e o uso de corpos cetônicos  como combustível para nossas células, ao invés de glicose e glutamina é a teoria conceitual por trás da dieta cetogênica como complemento do tratamento do câncer. “As células normais têm a flexibilidade metabólica para utilizar corpos cetônicos (cetonas) como energia, já as células cancerígenas não”, explica o Dr. Thomas Seyfried, PhD, professor de biologia no Boston College (foto).

Dr. Seyfried é o autor do influente livro de 2012 “Cancer como uma doença metabólica”. Nesse livro, bem como em trabalhos de pesquisa recentes, ele apresenta evidências de que o câncer é um distúrbio do metabolismo da energia celular, particularmente relacionado a anormalidades na estrutura e função das mitocôndrias.

Em um artigo de 2015, Dr. Seyfried e seus colegas promoveram especificamente o uso de terapia de câncer metabólico – isto é, a dieta cetogênica – como tratamento para o glioblastoma. “O objetivo é restringir as células GBM de glicose, seu principal substrato de energia”, diz Seyfried. Esta fome crônica do combustível que elas precisam para crescer (a glicose), estressa e enfraquece as células cancerosas, quando já não as mata diretamente. Isso as torna muito mais vulneráveis ​​a tratamentos como radiação, drogas de quimioterapia ou oxigênio hiperbárico. “É como um soco forte de uma só vez, enfraquecendo as células cancerígenas de uma só vez e depois outro soco forte enquanto elas estão fracas,  as matando de fome”, disse Seyfried.

Este conceito de dois socos – que Dr. Seyfried e seus colegas chamam de “matador”, foi recentemente detalhado em seu artigo de fevereiro de 2017. O quadro conceitual é estressar o câncer por falta de glicose e suprimir a sinalização de insulina (o primeiro soco), subsequentemente fazendo um ataque súbito com oxigênio hiperbárico, drogas de metabolismo ou doses mais leves de drogas quimioterapêuticas e radiação (o segundo soco).

Laboratório do Professor D’Agostino

 

Dr. Dominic D’Agostino, principal pesquisador da dieta cetogênica, ensina como entrar em cetose … e por que você pode querer isso.

“Privar as células cancerosas da glicose é como tirar o pé do pedal”, explica o co-autor de estudos Dr. Dominic D’Agostino, professor associado de farmacologia e fisiologia molecular da Universidade do Sul da Flórida e pesquisador do Instituto de cognição Humana e de Máquinas.

A extensa pesquisa de D’Agostino sobre a dieta cetogênica também foi exibida em vários vídeos disponíveis para o público. A investigação de Dr. D’Agostino de uma década tem sido focada na neurociência nutricional – como o cérebro muda em resposta a influências dietéticas. Ele começou estudar a capacidade da dieta cetogênica e da suplementação de corpos cetônicos de ajudar a prevenir convulsões associadas à toxicidade do oxigênio no sistema nervoso central, uma limitação dos mergulhadores da Marinha dos EUA.

Agora, seu laboratório, especificamente com a pesquisadora da Dra. Angela Poff, está investigando o papel da cetose nutricional como adjuvante na terapia do câncer. O vídeo da Dra. Poff sobre o metabolismo do câncer usando a cetose é um vídeo muito popular.

 

Dr. D’Agostino diz que a glicose, a insulina e a inflamação estão intimamente ligadas ao crescimento do câncer e ao tratamento e prevenção do câncer; eles estão fortemente associados à saúde metabólica das células. “Enquanto a atual teoria incompleta das origens do câncer é que ela surge através de mutações no DNA celular, a estabilidade do DNA está fortemente correlacionada ao funcionamento das mitocôndrias e do estresse oxidativo”, diz D ‘Agostino. “A cetose nutricional com jejum periódico suporta o funcionamento saudável da mitocôndria, a autofagia (reciclagem celular), a supressão do estresse oxidativo, a supressão da sinalização da insulina e a redução das vias pró-inflamatórias específicas”.

D’Agostino enfatiza que a pesquisa sobre a dieta cetogênica e câncer ainda é emergente. “Precisamos de mais dados clínicos sobre a melhor forma de aplicar esses conceitos aos pacientes com GBM”, adverte ele. “No entanto, é muito razoável para alguém com diagnóstico de GBM – com uma média de 12 a 18 meses de vida –  implementar uma dieta cetogênica (com um profissional competente) em conjunto com sua terapia padrão”.

Histórias de controle do câncer cerebral com a cetose

 

Pablo Kelly, 28, de Devon, Reino Unido (foto), não poderia concordar mais. Ele foi diagnosticado com GBM em 2014 e a dieta cetogênica salvou sua vida. “Meu GBM foi declarado inoperável devido à sua localização no meu cérebro, no lobo parietal, com um tendril entrando no meu córtex motor”, disse Kelly, que logo após o diagnóstico começou uma dieta cetogênica de calorias restritas.

Durante seus três anos de dieta cetogênica rigorosa, suplementando com cetonas exógenas, óleo MCT e suplementos anti-inflamatórios, houve encolhimento do tumor suficiente para que 90% dele pudesse ser removido por uma craniotomia no início deste ano.

364EB57D00000578-3691808-image-a-1_1468593426282

Uma análise de ressonância magnética em maio mostra que o câncer está sob controle, diz Kelly, que se conecta com as pessoas através da sua página aberta do Facebook, “Pablos Journey Through a Brain Tumor” e através de histórias de mídia, que foram compartilhadas por milhares de pessoas.  “Três anos atrás, foi difícil encontrar profissionais que estavam recomendando a cetogênica para GBM”, diz Kelly, que hoje em dia é regularmente contatado por pessoas de todo o mundo na esperança de obter mais informações sobre a dieta cetogênica para tratamento do tumor cerebral. “Eu quero inspirar o maior número possível de pessoas”.

O tratamento do tumor do canadense adolescente Adam Sorenson, com a dieta cetogênica é outra história anedótica inspiradora. Ele foi diagnosticado com GBM nível 5 em setembro de 2013, no dia seguinte do seu 13º aniversário. O tumor era do tamanho de uma bola de baseball e uniformemente fatal.

Brad and Adam Sorenson

Adolescente canadense Adam Sorenson (retratado junto com o pai Brad) 

Os médicos realizaram uma cirurgia para remover o máximo possível, mas seu pai, Brad, fez pesquisas extensas para tentar melhorar as chances de sobrevivência de seu filho. “As regras imperativas que estabeleci foram que o tratamento tinha que ser seguro, tinha que ter pelo menos alguns dados de ensaios clínicos publicados, e tinha que ser acessível”. Os pais também consultaram com o Dr. Jong Rho, especialista em dieta cetogênica para a epilepsia e um ex-mentor do Dr. Scheck no “Instituto Neurological Barrow” que havia sido recrutado para o hospital do instituto do cérebro Hotchkiss da Universidade de Calgary.

A família dele também consultou com os médicos e cientistas Dr. Seyfried, Dr. D’Agostino e Scheck.

Eles recomendaram um protocolo que incluiu uma dieta cetogênica consistindo em 80% de gordura, 15% de proteína e 5% de carboidratos combinados com tratamento de radiação, oxigênio hiperbárico e a droga metformina. Quatro meses após o início do tratamento, Adam teve uma ressonância magnética em fevereiro de 2014 que não apresentava tumor visível.

Treze ressonâncias magnéticas MRI subseqüentes até hoje mostraram que ele permanece livre de câncer até hoje. Adam permaneceu na dieta cetogênica e metformina desde então. “É basicamente uma dieta com quantidades muito baixas de carboidratos, com muita nata, ovos, bacon, nozes e sementes”, diz o pai.

Em um vídeo super interessante, Adam diz que a dieta nem sempre foi fácil como adolescente, especialmente quando estava com amigos. “Quando percebi que não conseguiria comer pizza e doces, fiquei um pouco triste. Mas pensei, vai me fazer viver! “.

O garoto Adam foi um orador principal em novembro passado no Simpósio Global de Terapias Cetogênicas, realizado em Banff Alberta e patrocinado pela Fundação Charlie para terapias cetogênicas. A fundação começou como uma organização focada na dieta cetogênica para o controle da epilepsia, mas agora se ramificou para o uso em câncer cerebral, autismo e outros distúrbios cognitivos.

“O protocolo cetogênico do garoto Adam convida muitas críticas de médicos preconceituosos que nunca estudaram o assunto”. Então, a família Sorenson simplesmente diz às pessoas o que fizeram para Adam, compartilha uma plataforma de slides com seu protocolo e sua lógica com referências científicas e encoraja as pessoas a encontrar um profissional qualificado.

“Eu acredito que a dieta ajuda muito a melhorar a potência e a eficácia de outros tratamentos contra o câncer”, diz Brad. “Estou muito consciente de que a história de Adam é anedótica. Mas estou totalmente confiante de que se tivéssemos seguido apenas o tratamento padrão, Adam não estaria vivo hoje “.

banner livro

O post Dieta cetogênica na cura do câncer apareceu primeiro em Primal Brasil.

Primal Brasil

Dieta cetogênica na cura do câncer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo