Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Dieta cetogênica no tratamento de dores de cabeça

Por: Danielle Bengsch

 

A dieta foi originalmente desenvolvida para epilepsia infantil há um século e agora é estudada para tratar enxaquecas.

Antes que a dieta cetogênica se tornasse a última tendência como vertente mais restrita da dieta baixa em carboidratos (low- carb), ela foi usada para tratar a epilepsia infantil. Os médicos observaram que o jejum reduziu a quantidade de convulsões, e comer gordura como principal fonte de energia sem carboidratos produzia efeitos similares ao jejum no cérebro. Nos últimos anos, os pesquisadores fizeram observações positivas semelhantes com enxaquecas. Dr. Cherubino Di Lorenzo estuda o efeito de uma dieta cetogênica em pacientes com enxaqueca e, em seu último artigo, na Universidade Sapienza de Roma.

O que é uma dieta cetogênica?

 

Dr. Cherubino di Lorenzo: a dieta cetogênica é um regime nutricional que imita os efeitos da fome no cérebro sem causar fome, restringindo a ingestão de carboidratos. Foi desenvolvido há 95 anos para tratar a epilepsia resistente aos medicamentos em crianças. Tradicionalmente, a dieta cetogênica é rica em gordura e baixa em carboidratos, mas nas últimas décadas, outro tipo de dieta cetogênica foi desenvolvida para tratar obesidade e síndrome metabólica mais rápido ainda por um certo período: baixo teor de gordura também (10-20 gramas/ dia) baixa em carboidratos (20-40 gramas/ dia), também conhecida como a dieta cetogênica muito baixa em calorias (VLCKD).

O que esta dieta faz para o corpo e o cérebro em particular?

 

Di Lorenzo: durante uma dieta cetogênica, a restrição de carboidratos induz o metabolismo da gordura a produzir os chamados corpos cetônicos. Estes corpos de cetônicos atuam como um substituto para carboidratos e alimentam vários tipos de células, incluindo neurônios.

Na dieta cetogênica clássica, a gordura que é absorvida com os alimentos e a gordura corporal são as fontes para a produção de corpos cetônicos.

Na dieta cetogênica de baixas calorias, no entanto, os corpos cetônicos (cetonas) são produzidos apenas a partir de gorduras do tecido adiposo.

Você poderia pensar neste processo como a própria lipoaspiração bioquímica do corpo. Cada molécula de corpos das cetonas produz mais energia do que a glicose, mas menos estresse oxidativo, de modo que o cérebro e os músculos funcionam de forma mais eficiente.

Source: Cortical functional correlates of responsiveness to short-lasting preventive intervention with ketogenic diet in migraine: A multimodal evoked potentials study

Dramática redução na frequência e duração das enxaquecas com a dieta cetogênica

Este efeito dos corpos de cetônicos como impulsionadores energéticos é muito importante em pacientes com enxaqueca, porque eles têm um déficit energético no cérebro. As cetonas também têm um efeito anti-inflamatório. Isso também é importante porque a “inflamação estéril” – inflamação causada por danos e não por micróbios – é o coração das enxaquecas. Os corpos cetônicos amortecem a inflamação neural comum em epilepsia e enxaquecas e modula a excitabilidade cortical, a taxa de disparo dos neurônios.

Como você teve a ideia de estudar os efeitos de uma dieta cetogênica em enxaqueca?

 

Di Lorenzo: Nosso interesse em dietas cetogênicas nasceu em 2009. Um efeito colateral comum da maioria dos medicamentos para a profilaxia da enxaqueca, incluindo antidepressivos, antiepilépticos, antagonistas de cálcio e bloqueadores beta, é ganho de peso.

O problema: aumento do peso também pode piorar as dores de cabeça nesses pacientes. Por esse motivo, recomendamos que pacientes com sobrepeso vejam um profissional de emagrecimento antes ou durante o tratamento preventivo.

Um desses profissionais, Giulio Sirianni, observou que os pacientes submetidos a dietas cetogênicas muito baixas em calorias tiveram menos dores de cabeça. Na maioria dos casos, as dores de cabeça desapareceram mesmo durante a fase cetogênica com muita gordura da dieta.

Como você estudou a dieta em seus pacientes?

 

Di Lorenzo: Depois de vermos esses efeitos, decidimos confirmar nossas descobertas em uma grande população de pacientes. Estudamos dois grupos de enxaqueca que visitaram profissionais de perda de peso e avaliaram o efeito de uma dieta cetogênica e não cetogênica em suas enxaquecas. Nosso profissional de perda de peso seguiu rigorosamente o protocolo da Sociedade Italiana de Dieta Médica (SDM) que sugere a dieta cetogênica por um mês, seguido de uma fase não-cetogênica de cinco meses de dieta. Observamos que as dores de cabeça melhoraram drasticamente apenas durante a fase cetogênica da dieta e pioraram novamente no final desse mês. Concluímos que a dieta cetogênica foi o motivo dessa melhora.

No entanto, não temos certeza se a razão pela qual a dieta cetogênica funciona tão bem em nossos pacientes é apenas devido à produção de cetonas. Na verdade, observamos que, na maioria dos casos, nossos pacientes também apresentam resultados anormais nos testes de tolerância oral à glicose, tanto na forma como seu nível de açúcar no sangue e seus níveis de insulina respondem à ingestão de açúcar. Uma vez que os carboidratos são uma forma de açúcar, uma dieta baixa em carboidratos pode mitigar essas respostas. Nossa hipótese é que a combinação de corpos cetônicos e a diminuição da glicose sanguínea pode levar ao excelente efeito terapêutico que observamos em nossos pacientes.

Mais recentemente, encontramos resultados semelhantes para enxaquecas sem sobrepeso e pacientes com a forma mais grave de dor de cabeça, cefaleia em racimo, que consumiram uma dieta cetogênica rica em gordura com ingestão calórica normal. Contudo, descobrimos que a dieta não é eficaz em dores de cabeça tipo tensão e dores de cabeça cervicogênicas, uma forma de dor de cabeça que se origina no osso ou no tecido mole do pescoço.

Qual é o próximo passo em sua pesquisa?

 

Di Lorenzo: Em seguida, gostaríamos de estudar mais o efeito positivo da cetogênese em pacientes com enxaqueca crônica (mais de 15 dias de enxaqueca por mês) por períodos mais prolongados ainda e em enxaquecas episódicas resistentes a fármacos e pacientes que não respondem a profilaxis comum tratamentos, de forma mais abrangente. Também gostaríamos de explorar mais a influência da dieta cetogênica na excitabilidade cortical das enxaquecas. Atualmente, estamos realizando um estudo duplo cego.

Você aconselharia pacientes com enxaqueca a tentar uma dieta cetogênica?

 

Di Lorenzo: Atualmente, aconselhamos a dieta cetogênica para pacientes com enxaqueca e sobrepeso e para todos os pacientes com dor de cabeça e enxaqueca resistentes a fármacos.  Na nossa experiência, os pacientes motivados não acham difícil seguir uma dieta cetogênica, especialmente porque há menos efeitos colaterais e eventos adversos em comparação com tratamentos farmacológicos preventivos comuns.

 Dietas cetogênicas também são populares para perda de peso e para desempenho em  exercícios aeróbicos. Você recomendaria a dieta para pessoas sem indicação médica?

 

Di Lorenzo: Não há riscos especiais para os pacientes que seguem a dieta. Além dos pacientes com diabetes tipo I, não há contra-indicações para eles. Como mencionei, a dieta cetogênica é melhor tolerada do que os tratamentos profiláticos farmacológicos comuns. Os efeitos colaterais mais comuns são sintomas gastrointestinais leves a moderados, facilmente gerenciados.

Conheço centenas de pacientes que seguiram uma dieta cetogênica para perda de peso e desempenho em exercícios aeróbicos sob supervisão médica sem problema. No entanto, recomendo a supervisão médica profissional. Se a dieta for feita incorretamente, pode ser insalubre. Para pacientes com síndrome metabólica e fatores de risco para acidentes vasculares cerebrais, recomendo a dieta cetogênica como tratamento de primeira escolha.

imagem coaching 1001 pixels

O post Dieta cetogênica no tratamento de dores de cabeça apareceu primeiro em Primal Brasil.

Primal Brasil

Dieta cetogênica no tratamento de dores de cabeça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo