Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

UBS estarão abertas neste feriado para vacinação  contra febre amarela em SP

iG São Paulo

Mais de 30 unidades de saúde estarão abertas na Zona Norte da capital paulista para vacinar a população neste feriado e no final de semana; confira

Até o momento, os estados mais afetados pela febre amarela são Espírito Santo e Minas Gerais

Até o momento, os estados mais afetados pela febre amarela são Espírito Santo e Minas Gerais

Foto: shutterstock

No feriado de Finados, que é celebrado nesta quinta-feira (2), as 37 unidades que estão em campanha de vacinação contra a febre amarela na zona norte da capital paulista estarão de portar abertas para receber a população e dar seguimento no atendimento ao público. A ação acontecerá também nos dias 3, sexta-feira, 4, sábado e 5, domingo. 

A medida é por conta do ocorrido há pouco menos de duas semanas, quando, no município de São Paulo, foi confirmada a presença do vírus da febre amarela em três macacos encontrados mortos. Os primatas estavam localizados um no Horto Florestal – identificado no último dia 20 – e dois no Parque Anhanguera – encontrado no dia 24 -, ambos na região norte da capital.

Mesmo com os casos já confirmados, a prefeitura ressalta que, até o momento, não há confirmação de caso humano de febre amarela adquirida na cidade.

A situação, porém, provocou o fechamento de parques da capital paulista. Ao todo, 15 áreas estão fechadas, por tempo indeterminado, como medida preventiva após a morte dos macacos.

Leia também: Casos de sífilis crescem quase 28% entre 2015 e 2016, afirma Ministério da Saúde

Além desses, os parques que estão interditados na cidade são: Senhor do Vale, Pinheirinho D’Água, Jacintho Alberto, Rodrigo de Gásperi, Jardim Felicidade, Cidade de Toronto, São Domingos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lions Tucuruvi, Sena, Linear Canivete, Córrego do Bispo e da Cantareira.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, desde dezembro de 2016, está ocorrendo um surto da doença em sua forma silvestre em todo o País, sendo que os estados mais atingidos são Minas Gerais e Espírito Santo. A febre amarela apresenta dois ciclos de transmissão distintos: a urbana e a silvestre.

“Todos os casos relatados no Brasil são de febre amarela silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, só encontrados em lugares de mata. Desde 1942, não há registro de transmissão de febre amarela urbana no Brasil”, divulgou a secretaria.

UBS abertas

A lista de postos de vacinação que estarão abertas excepcionalmente no feriado e no final de semana está no site da prefeitura.

Os horários de funcionamento serão:

02/11 quinta – 8:00 as 14:00

03/11 sexta – 8:00 as 17:00

04/11 sábado – 8:00 as 17:00

05/11 domingo – 8:00 as 14:00

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Mais Médicos deverá ser renovado por mais três anos, afirma ministro da Saúde

Saúde: bem-estar, dicas de alimentação, dieta e exercícios – iG

UBS estarão abertas neste feriado para vacinação  contra febre amarela em SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo