Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Você merece que te olhem nos olhos

Hoje é dia do profissional de nutrição, e acho mais do que pertinente falar sobre algumas questões que muito me afligem, que devem ser faladas e que têm um impacto muito importante na maneira como as pessoas pensam a sua relação com a comida e na forma como se alimentam.

Como faço muito uso das redes sociais com o blog, facebook e instagram falando sobre o meu trabalho e naquilo que acredito no que diz respeito à alimentação, culinária, estilo de vida e etc., é muito frequente receber mensagens de pessoas querendo fazer consultas online, ou pedindo dicas de dietas para emagrecer, entre outras questões importantes que afetam a saúde.

Com tantos canais de informação, hoje quase todo mundo se acha habilitado a palpitar no que pode e no que não pode comer e indicar dietas para emagrecer, o que comer antes ou depois do “treino”, que suplementos usar para ganhar massa muscular, como ganhar massa magra… entre outros termos  e recomendações que caíram na boca do povo.

Em primeiro lugar, muita atenção com quem você segue nas redes sociais. Cuidado com as dicas das “blogueira fitness” e da turma do “projeto verão todo ano a mesma coisa com modinha diferente”. Não é porque a coleguinha do blog emagreceu 11 quilos em uma semana comendo clara de ovo que você vai se meter nessa, né?! Além disso, o que funciona para um não funciona para o outro (e vamos pensar sobre o que é esse “funcionar”, vale tudo para emagrecer?!), é preciso respeitar a individualidade de cada um! Cada pessoa tem particularidades bioquímicas e necessidades específicas. Não pega a dieta da amiga emprestada não! A dieta foi pensada para ela.

A profissão de nutricionista é séria, importante e necessária. O profissional de nutrição não existe apenas para ajudar as pessoas a emagrecer! O foco não é esse, certo?!

Em segundo lugar, acho muito importante ressaltar e esclarecer que o Código de Ética do Nutricionista (resolução CFN 334/2004) não permite consultas online. Isso, porque uma consulta nutricional deve envolver todas as etapas de avaliação e diagnóstico nutricional para a prescrição de uma dieta com um determinado fim, orientações e acompanhamento. O profissional de nutrição precisa olhar para o paciente, precisa olhar as unhas, o cabelo, a pele, e principalmente os olhos! Nada substitui a presença, e você merece ser olhado nos olhos. Todo mundo merece!

Claro, juntamente com as consultas presenciais, o profissional de nutrição pode usar canais eletrônicos para ter contato com o paciente, mas estes nunca devem ser os meios exclusivos de contato. Por isso, amigas e amigos, se tem nutricionista te atendendo somente online tem alguma coisa errada, hein! Vamos ver isso aí!

E agora, aproveitando o ensejo (rss), gostaria de lembrar aos meus queridos e queridas que me seguem e acompanham o meu trabalho, que eu já não atendo mais em consultório. Como já contei, troquei o jaleco pelo avental, e fui para onde tudo acontece: a cozinha! Meu foco é mostrar outras possibilidades de alimentação, e ensinar a fazer comida de verdade, cheia de sabor, cor, textura, cheiro… comida que nutre o corpo e também a alma. Embora fora do consultório, a nutrição nunca deixou de fazer parte da minha vida, porque a base do meu trabalho está lá, e não é à toa que a minha comida é bem nutrida 😉

Parabéns a todas e todos profissionais de nutrição!

♥♥♥ Beijos ♥♥♥

O post Você merece que te olhem nos olhos apareceu primeiro em Fale com a Nutricionista.

Fale com a Nutricionista

Você merece que te olhem nos olhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo